Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: UM ESTUDO SOBRE A TOMADA E A CONSERVAÇÃO DO PODER NA AMÉRICA LATINA: CUBA
Autor(es): MARCELLA MASTENA TORRES
Colaborador(es): MARIA ELENA RODRIGUEZ ORTIZ - Orientador
Catalogação: 19/OUT/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64361@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64361
Resumo:
Esta pesquisa tem como propósito central investigar os elementos objetivos que levaram à tomada e manutenção do poder pela classe trabalhadora em Cuba, sendo estes: I) a disciplina no Movimento 26 de Julho embrião do que viria a ser o Partido Comunista de Cuba (PCC) relacionada à consciência da vanguarda proletária e sua capacidade de se ligar com as massas trabalhadoras; II) o apoio da massa da classe trabalhadora; III) a instauração da ditadura do proletariado e IV) a implementação da direção política correta pela vanguarda. O estudo ainda apresenta uma exposição de como se fundamenta este domínio político da classe trabalhadora em Cuba. Os fundamentos da democracia socialista tratam não só de apectos fundamentais do modelo eleitoral cubano, mas do processo de concepção altamente participativo do texto constitucional, bem como da estrutura e modo o peracional das organizações de massa.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF