Título: | OS GARGALOS PORTUÁRIOS DO BRASIL E SEU IMPACTO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: DESAFIOS PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE BRASILEIRA NO CENÁRIO INTERNACIONAL | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNO AUGUSTO BOWMER COUTINHO |
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Colaborador(es): |
MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG - Orientador |
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Catalogação: | 09/OUT/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64257@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64257 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho trata sobre os obstáculos ao desenvolvimento do setor portuário brasileiro, e maneiras para como o setor pode melhorar sua competitividade. Em princípio, é feita uma análise da legislação portuária brasileira, através de duas importantes leis de modernização para o setor: A Lei dos Portos, de 1993, e a Nova Lei dos Portos, de 2013. Em sequência, é feito um comparativo da infraestrutura logística dos Portos de Santos, Rotterdam, e Xangai. Por fim, mostra-se as deficiências que o Porto de Santos possui em relação a esses demais portos, o que já foi feito em termos de melhoria e progresso, e o que ainda pode ser feito em termos estruturais para tornar o porto mais competitivo.
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