Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ME CANSEI DE LERÔ LERÔ, VAMOS FALAR DE SAÚDE PARA EU NÃO SAIR DO SÉRIO: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DOS DSS PARA O CAMPO DA SAÚDE A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO SOBRE A DESPOLUIÇÃO DA LAGOA DE ARARUAMA
Autor(es): LUIZA RAMALHO DOS SANTOS XAVIER
Colaborador(es): CAROLINA DE OLIVEIRA SALGADO - Orientador
Catalogação: 27/SET/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64136@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64136
Resumo:
Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS), fatores não médicos que influenciam os resultados em matéria de saúde, surgem no contexto no qual o modelo neoliberal, implementado ao longo das décadas de 80 e 90, se desgasta, fazendo reaparecer a preocupação com a temática sobre justiça social. A partir disso, tanto a sociedade civil organizada, quanto a gerência da OMS, voltam a reafirmar sobre a importância de problematizar a saúde através da existência das desigualdades sociais, de gênero e de raça, e o conceito holístico de saúde da OMS de 1948 é retomado de maneira mais ativa na Organização. Mesmo os DSS se colocando como um movimento mundial de resgate de uma vertente mais crítica, humana e abrangente sobre a implementação das políticas em saúde, não cessam de ocorrer tensões com as alternativas de intervenção mais biomédicas - alternativas essas com enfoque na relação entre “custo e benefício”, e que evidenciam as desigualdades entre o Norte e Sul Global. As políticas sociais de cunho universal, implementadas no Sul pós-período ditatorial, conflitam com o modelo do Norte, ainda muito associado ao mercado privado de saúde e, com a crise financeira e o estrangulamento dos recursos públicos nos países em desenvolvimento, essas tensões ficam ainda mais evidentes. A partir disso, os sistemas universais de saúde são colocados em xeque pelos opositores da agenda da DSS, trazendo novamente o discurso da ineficiência do serviço público em prol da implementação de uma saúde tecnocêntrica e de responsabilidade individual. Levando em consideração essas tensões ainda presentes na atualidade, buscaremos analisar que a eficácia dos DSS está diretamente relacionada à implementação correta de seus princípios, ou seja, a implementação de uma saúde que se atente para as desigualdades sociais, de raça e de gênero existentes. Implementação essa com participação direta da população. E, de forma a demonstrar a importância dos DSS para a promoção da saúde na sua forma mais holística possível, será trazido um caso empírico da cidade de Araruama sobre a despoluição da Lagoa, buscando abordar as mais diferentes implicações da purificação deste corpo hídrico para a saúde da sociedade da região araruamense.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF