Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTUDO NUMÉRICO DA RIGIDEZ E FREQUÊNCIA NATURAL EM FERRAMENTAS DE TORNEAMENTO INTERNO
Autor(es): SERGIO DEZEBELES PEREIRA
Colaborador(es): ANDERSON PEREIRA - Orientador
Catalogação: 16/AGO/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63697@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63697
Resumo:
As ferramentas utilizadas no processo de torneamento interno sao susceptiveis a ocorrencia de vibracoes durante a usinagem, gerando acabamentos de superficies degradados. Diversos parametros influenciam nas vibracoes no torneamento, tais como velocidade e profundidade do corte, rigidez e massa da ferramenta e frequencia do forcamento. O presente trabalho visa o estudo das principais fontes de vibracao durante o torneamento para que possa ser desenvolvida uma ideia de melhoria para a ferramenta, visando atenuar os efeitos dessa vibracao. Foi concluído que existem maneiras de fácil fabricação e aplicação que, quando aderidas ao chão de fábrica, aumentarão a rigidez da ferramenta, diminuindo a amplitude de vibração, o que possibilita aos operadores utilizar parâmetros de corte menos conservadores, aumentando a produção da fábrica e diminuindo os retrabalhos relacionados ao acabamento do produto. Mostrou-se também a importância de uma boa fixação dos acessórios na ferramenta, influenciando diretamente nos resultados obtidos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF