Título: | DESENVOLVIMENTO DE METODO ALTERNATIVO DE MEDIÇÃO DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL PARA UM VEÍCULO BAJA | ||||||||||||
Autor(es): |
GABRIEL SILVA BRILHANTE |
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Colaborador(es): |
IGOR BRAGA DE PAULA - Orientador |
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Catalogação: | 08/AGO/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63585@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63585 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho apresenta uma proposta para medição do nível de
combustível em um protótipo atual da Equipe Reptiles Baja PUC-Rio. Este
veículo participa de competições organizadas pela Baja SAE Brasil.
O objetivo do projeto é realizar a medição do nível de combustível no
tanque de combustível sem contato com o fluido no interior do tanque. Para isso,
simulações numéricas sobre o comportamento dinâmico do sistema foram
realizadas no software Solidworks. Para tanto, foi necessário validar os cálculos
com resultados teóricos para se avaliar a fidelidade das simulações com a
realidade.
A partir dos testes de validação e convergência de malha foram feitas
simulações com a estrutura do tanque como ela é montada no veículo. Os
resultados serviram de base para se avaliar as frequências naturais esperadas
para o sistema além dos níveis de aceleração. Com isso, avaliou-se se a
proposta é possível de ser implementada na prática. Os resultados indicam que
a princípio é possível utilizar o princípio proposto para a medição do nível de
combustível, mas para garantir isso, simulações adicionais são necessárias.
Principalmente no que diz respeito a oscilação do fluido no interior do tanque.
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