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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: DESENVOLVIMENTO DE METODO ALTERNATIVO DE MEDIÇÃO DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL PARA UM VEÍCULO BAJA
Autor(es): GABRIEL SILVA BRILHANTE
Colaborador(es): IGOR BRAGA DE PAULA - Orientador
Catalogação: 08/AGO/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63585@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63585
Resumo:
O presente trabalho apresenta uma proposta para medição do nível de combustível em um protótipo atual da Equipe Reptiles Baja PUC-Rio. Este veículo participa de competições organizadas pela Baja SAE Brasil. O objetivo do projeto é realizar a medição do nível de combustível no tanque de combustível sem contato com o fluido no interior do tanque. Para isso, simulações numéricas sobre o comportamento dinâmico do sistema foram realizadas no software Solidworks. Para tanto, foi necessário validar os cálculos com resultados teóricos para se avaliar a fidelidade das simulações com a realidade. A partir dos testes de validação e convergência de malha foram feitas simulações com a estrutura do tanque como ela é montada no veículo. Os resultados serviram de base para se avaliar as frequências naturais esperadas para o sistema além dos níveis de aceleração. Com isso, avaliou-se se a proposta é possível de ser implementada na prática. Os resultados indicam que a princípio é possível utilizar o princípio proposto para a medição do nível de combustível, mas para garantir isso, simulações adicionais são necessárias. Principalmente no que diz respeito a oscilação do fluido no interior do tanque.
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