Título: | A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO ADEQUADA PARA ESTABILIZAÇÃO ECONÔMICA DE CLUBES DE FUTEBOL | ||||||||||||
Autor(es): |
CAIO RUSSO SCHWARTZ VIEIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCO AURELIO DE SA RIBEIRO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 07/AGO/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63546@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63546 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O futebol tem, hoje, um modelo de negócio com diferentes fontes de renda, tais como a
bilheteria, os produtos licenciados, os direitos televisivos, a venda de jogadores, os programas
de afiliados e os patrocínios - o que possibilita aos clubes gerarem receitas em todas as épocas
do ano, mesmo na ausência de jogos.
A representatividade do Brasil no mercado do futebol mundial poderia ser muito maior do
que o atual 1% pelo qual somos responsáveis. Porém, melhorar esse indicador depende de uma
gestão esportiva profissional voltada ao resultado operacional das agremiações, e não somente
a busca incessante por um título ou uma jovem revelação que traga retorno financeiro quando
vendida a um clube no exterior. Nossa realidade atual é: de estádios vazios, clubes endividados
e uma liga nivelada por baixo, em que o time que apresentar menos fraquezas se torna campeão.
O objetivo desse estudo é mostrar a importância de uma gestão adequada para a evolução
e sustentação de um clube de futebol, utilizando a matriz SWOT. Analisaremos forças,
fraquezas, oportunidades e ameaças de mercado para quatro grandes clubes. Em busca de
encontrar maneiras de driblar as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, deixando no passado
uma gestão amadora e muito presente no cenário futebolístico.
|
|||||||||||||
|