Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTABILIDADE DE EMULSÕES ÁGUA-EM-ÓLEO EM FUNÇÃO DO TEMPO E SALINIDADE
Autor(es): JOAO PAULO TERUMOTO NAGOYA
Colaborador(es): PAULO ROBERTO DE SOUZA MENDES - Orientador
ANGELA CAMILA PINTO DUNCKE - Coorientador
Catalogação: 03/AGO/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63506@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63506@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63506
Resumo:
As emulsões estão presentes nas mais diversas indústrias, desde a alimentícia, farmacêutica, cosmética e até na de petróleo. Estudá-las é importante pois suas características e aplicações são úteis para uma infinidade de processos. Para a indústria de petróleo, por exemplo, as emulsões do tipo óleo-em-água (O/A) podem ser bastante úteis para reduzir a viscosidade de óleos pesados, facilitando seu transporte. Entretanto, emulsões do tipo água-em-óleo (A/O) podem ser vistas como um problema, pois elas podem aumentar a viscosidade do óleo, aumentar as chances de corrosão, etc., levando a um aumento de custos de transporte e processamento do óleo. Neste sentido, entender o processo de formação e os mecanismos de estabilização destas emulsões é muito importante. Nesta dissertação, foram formuladas oito emulsões modelo do tipo A/O com o objetivo de compreender a estabilidade das emulsões de petróleo, usando sistemas menos complexos. Os estudos de formação e estabilidade das emulsões modelo foram avaliados em função do tempo e da presença de sais na fase aquosa. As emulsões foram estudadas por meio de diferentes metodologias, incluindo microscopia, distribuição do tamanho de gota, e análise de estabilidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF