Título: | IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA MODA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE VAREJO DE MODA | ||||||||||||
Autor(es): |
LARISSA CHRISTINE S DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador |
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Catalogação: | 02/AGO/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63480@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63480 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A terceirização é uma prática cada vez mais comum nas organizações, não só
como uma decisão econômica, mas também estratégica. Este trabalho de conclusão
de curso tem como objetivo principal apresentar e analisar as vantagens competitivas
e os impactos que a terceirização traz para a indústria da moda. Para isso, são
utilizadas as perspectivas da Teoria dos Custos de Transação, Teoria da Agência e
Teoria dos Recursos. Para analisar as vantagens competitivas e impactos da
terceirização na indústria da moda, é realizado um estudo de caso em uma empresa
de moda praia localizada no Rio de Janeiro. O estudo investiga como a terceirização
de determinadas atividades influencia a eficiência operacional, a qualidade do produto
e a flexibilidade da empresa. Além disso, é analisada a relação entre os fornecedores
e clientes. Espera-se que este trabalho forneça uma compreensão aprofundada das
vantagens competitivas proporcionadas pela terceirização na indústria da moda, bem
como uma análise dos impactos positivos e negativos associados a essa prática. A
partir das entrevistas realizadas com o terceirizado e o terceirizador e da análise do
estudo de caso, foi possível concluir que a terceirização é uma decisão estratégica
para as organizações e dessa forma consegue ser usada como vantagem competitiva
na indústria da moda, reduzindo custos, aumentando a flexibilidade da produção e
precificação competitiva. Os resultados do estudo de caso também podem ajudar
outras empresas do setor a tomar decisões informadas sobre terceirização e a
otimizar sua cadeia de suprimentos.
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