Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROCESS MINING PARA ANÁLISE DO PROTOCOLO DE TRATAMENTO DE SEPSIS: UM ESTUDO DE CASO NA BASE DO MIMIC-IV
Autor(es): GABRIEL DA SILVA GONCALVES
MATHEUS YUNJIE QIU
Colaborador(es): FERNANDA ARAUJO BAIAO AMORIM - Orientador
IGOR TONA PERES - Coorientador
Catalogação: 01/AGO/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63431@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63431
Resumo:
O presente estudo foi realizado com o intuito de analisar a conformidade do tratamento de sepse na base MIMIC-IV, um banco de dados relacional disponível ao público que inclui dados sobre tratamento de pacientes em um centro médico acadêmico terciário em Boston, EUA. Nesse sentido, as principais perguntas de pesquisas feitas são, por exemplo: Qual a conformidade geral em relação ao protocolo padrão de tratamento de sepse?, Quais tratamentos/atividades reduzem ou aumentam a mortalidade? e Quais são as principais recomendações a serem levadas em consideração?. Para responder essas questões, ferramentas de mineração de processos e verificação de conformidade foram utilizadas. Além disso, um processo de geração de log de eventos foi realizado a fim de transformar a base do MIMIC-IV e suas tabelas relevantes em um material adequado para a análise. Os principais resultados estão relacionados a uma maior mortalidade em grupos não conformes com relação ao protocolo padrão de tratamento da sepse e outros pontos presentes, principalmente, nas análises de aderência por atividade e conformidade. Além disso, os resultados foram comparados com outro estudo, as limitações foram pontuadas, assim como possíveis trabalhos futuros.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF