Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: O SETOR ELÉTRICO FRANCÊS NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Autor(es): ELOI GUISNET
Colaborador(es): FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA - Orientador
GUSTAVO DE ANDRADE MELO - Coorientador
Catalogação: 01/AGO/2023 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63430@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63430@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63430
Resumo:
Juntamente com a União Europeia, a França se envolveu em uma transição energética com o objetivo de descarbonizar completamente a economia até 2050. O setor de eletricidade desempenha um papel importante nessa transição. Este trabalho busca analisar o setor elétrico francês, descrevendo sua história, características físicas e mercados de eletricidade, para entender quais mudanças são necessárias para a transição e como essas mudanças serão implementadas até 2050. No curso deste trabalho, discutimos os aspectos importantes dessa transição energética. Esses aspectos são um forte desenvolvimento de energias renováveis, uma reestruturação da rede que permita integrar essas energias renováveis e atender à nova demanda de consumo (carro elétrico, eletrificação da indústria, produção de hidrogênio), bem como uma reforma dos mercados de energia, tornando-os mais adaptados aos desafios da transição. Está claro que a França tem muito a se adaptar para atingir o objetivo de carbono zero até 2050, mas as soluções existem e essa transição energética é totalmente possível do ponto de vista do setor elétrico.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF