Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: FATORES SOCIOECÔMICOS ASSOCIADOS À COBERTURA VACINAL INFANTIL EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS NO PERÍODO DE 2011-2021: UMA ABORDAGEM EM CIÊNCIA DE DADOS
Autor(es): CARLOS ALCIDES PORTO DOS SANTOS
VICTOR CARLO TASCHERI
Colaborador(es): LEONARDO DOS SANTOS LOURENCO BASTOS - Orientador
IGOR TONA PERES - Coorientador
Catalogação: 01/AGO/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63424@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63424
Resumo:
A queda na adesão vacinal no Brasil tem se tornado cada vez mais evidente, gerando diversas preocupações para as autoridades de saúde. Com a diminuição da cobertura vacinal, enfermidades previamente erradicadas no país estão em risco de ressurgirem, o que se aplica ao conjunto de vacinas analisadas neste estudo. Diante dessa ameaça iminente, é crucial compreender os aspectos socioeconômicos relacionados à baixa adesão vacinal. Diversas hipóteses podem ser determinantes para diminuição nas taxas de imunização contra doenças. Uma delas sugere que municípios com desvantagens socioeconômicas, como baixo índice de desenvolvimento e escassa cobertura de atenção primária à saúde, possam estar relacionados a uma menor taxa de cobertura vacinal. Além disso, outra hipótese sugere que municípios com alta cobertura de planos de saúde podem apresentar uma aparente baixa cobertura, quando analisados os dados disponibilizados, visto que esses dados provêm predominantemente de sistemas do setor público, como o DATASUS. Portanto, este trabalho teve como objetivo investigar a conexão entre a cobertura vacinal deficiente para o grupo de vacinas analisadas e os indicadores socioeconômicos e de desenvolvimento nas diferentes regiões e municípios do Brasil. Para tanto, empregaram-se métodos de análise descritiva dos dados e modelagem de machine learning não supervisionado (clusterização). Por meio das análises realizadas, constatou-se que aparentemente há uma associação entre certos fatores socioeconômicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Gini, e a diminuição da cobertura vacinal no país, evidenciando que municípios e regiões menos desenvolvidos apresentam uma proporção menor de indivíduos imunizados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF