Título: | BURNOUT ACADÊMICO: O ESTRESSE TRANSICIONAL DA VIDA ACADÊMICA PARA A PROFISSIONAL | ||||||||||||
Autor(es): |
LIVIA DE MEDEIROS GUEDES |
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Colaborador(es): |
MILA DESOUZART DE AQUINO VIANA - Orientador |
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Catalogação: | 27/JUL/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63368@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63368 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem o intuito de investigar a importância do cuidado da saúde emocional, mental
e física dos alunos universitários dos últimos períodos de graduação, onde enfrentam uma
séria de desafios, incertezas e inseguranças, desencadeando apatia academia entre outras
características e assim comprometendo seu rendimento, notas e decisões futuras. O burnout
acadêmico é um fenômeno que é caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e
diminuição da realização pessoal. Ele é resultado de um conjunto de fatores, incluindo pressão
por desempenho, falta de reconhecimento, conflitos interpessoais, sobrecarga de trabalho e
baixo controle sobre o ambiente de trabalho. O burnout acadêmico pode ter consequências
graves para a saúde mental e física dos indivíduos afetados, além de prejudicar sua
produtividade, criatividade e qualidade de vida. É importante que as universidades e outras
instituições acadêmicas adotem medidas para prevenir e tratar o burnout, incluindo o
estabelecimento de políticas que promovam um ambiente de trabalho saudável, programas de
apoio emocional e psicológico para estudantes e funcionários, e a promoção de uma cultura de
respeito e valorização do bem-estar dos indivíduos envolvidos na pesquisa e ensino.
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