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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: BURNOUT ACADÊMICO: O ESTRESSE TRANSICIONAL DA VIDA ACADÊMICA PARA A PROFISSIONAL
Autor(es): LIVIA DE MEDEIROS GUEDES
Colaborador(es): MILA DESOUZART DE AQUINO VIANA - Orientador
Catalogação: 27/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63368@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63368
Resumo:
Este trabalho tem o intuito de investigar a importância do cuidado da saúde emocional, mental e física dos alunos universitários dos últimos períodos de graduação, onde enfrentam uma séria de desafios, incertezas e inseguranças, desencadeando apatia academia entre outras características e assim comprometendo seu rendimento, notas e decisões futuras. O burnout acadêmico é um fenômeno que é caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal. Ele é resultado de um conjunto de fatores, incluindo pressão por desempenho, falta de reconhecimento, conflitos interpessoais, sobrecarga de trabalho e baixo controle sobre o ambiente de trabalho. O burnout acadêmico pode ter consequências graves para a saúde mental e física dos indivíduos afetados, além de prejudicar sua produtividade, criatividade e qualidade de vida. É importante que as universidades e outras instituições acadêmicas adotem medidas para prevenir e tratar o burnout, incluindo o estabelecimento de políticas que promovam um ambiente de trabalho saudável, programas de apoio emocional e psicológico para estudantes e funcionários, e a promoção de uma cultura de respeito e valorização do bem-estar dos indivíduos envolvidos na pesquisa e ensino.
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