Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA: INICIATIVAS NA COMUNIDADE SANTA MARTA
Autor(es): KAROLLINE ALMEIDA HILARIO
Colaborador(es): ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - Orientador
Catalogação: 24/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63325@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63325@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63325
Resumo:
Este estudo investigou como desenvolver projetos sustentáveis na área da cultura dentro da comunidade Santa Marta. A análise se concentrou em projetos realizados desde os anos 1980, examinando os desafios enfrentados, as práticas de gestão adotadas, a opinião dos produtores culturais e participantes, os impactos gerados e a estrutura dos projetos. O objetivo principal é compreender como os projetos culturais podem se tornar sustentáveis, oferecendo ideias e soluções para garantir a continuidade de suas atividades. A pesquisa foi conduzida por meio de 20 entrevistas realizadas com organizadores, participantes e ex-participantes dos projetos. Os resultados revelaram dificuldades financeiras, falta de conhecimento em gestão e empreendedorismo social por parte dos produtores culturais, bem como a escassez de investimentos em políticas públicas para a cultura nas favelas. As informações obtidas neste estudo podem ser valiosas para outras comunidades que desenvolvem projetos culturais ou que recebem iniciativas externas. Pretende-se auxiliar os produtores culturais a compreender os diversos aspectos envolvidos na gestão de projetos, a fim de evitar o possível encerramento ou enfraquecimento dos projetos culturais nas favelas. Dessa forma, busca-se preservar o processo de transformação na vida dos moradores, garantindo a continuidade e o impacto positivo dessas iniciativas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF