Título: | ANÁLISE DE IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE HIBRIDIZAÇÃO EM EMBARCAÇÕES MARÍTIMAS | ||||||||||||
Autor(es): |
JOAO VICTOR MEY PADILHA DE MORAIS |
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Colaborador(es): |
SERGIO LEAL BRAGA - Orientador |
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Catalogação: | 18/JUL/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63278@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63278@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63278 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A busca pela redução dos impactos humanos no meio ambiente é
uma forte tendência e necessidade do contexto atual. Em um planeta
cada vez mais impactado pelas mudanças climáticas e suas
consequências, torna-se urgente a revisão e procura de melhorias para
nossos processos atuais, a partir de soluções mais sustentáveis e em
equilíbrio com o ecossistema global. Uma das frentes de atuação dessa
problemática é ligada à locomoção e emissão de carbono para a
atmosfera terrestre. Mais especificamente, o setor de transportes
marítimos é de extrema importância e ao mesmo tempo um grande
emissor de dióxido de carbono. Nesse contexto, o presente trabalho se
dedica ao estudo do impacto da introdução de baterias no consumo de
combustível de embarcações, para em seguida apresentar análises
relativas às baterias utilizadas. Os resultados evidenciam a possibilidade
de ganhos tanto financeiros quanto ambientais, ao destacar-se a potencial
economia de combustíveis fósseis em até 32% , além de esclarecerem
pontos importantes na decisão de critérios-chaves da bateria introduzida.
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