Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROJETO DE UMA BANCADA HIDRÁULICA PARA MEDIDAS DE CURVAS DE BOMBA E VÁLVULAS
Autor(es): RENATO AMORIM DIAS
Colaborador(es): IGOR BRAGA DE PAULA - Orientador
Catalogação: 17/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63261@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63261@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63261
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma bancada experimental para simulação e controle de um sistema de bombeamento de fluidos, com foco na aplicação em aulas de mecânica dos fluidos e treinamento de operadores de dutos. O objetivo principal foi construir uma bancada versátil e de baixo custo, capaz de reproduzir algumas características operacionais de dutos de transporte de hidrocarbonetos. Para isso, foram utilizados dispositivos de medição de pressão e vazão, além da implementação de rotinas para controle e monitoramento do sistema. A calibração dos sensores foi realizada para garantir a acurácia das medições. A bancada foi instrumentada e testada no âmbito deste trabalho. Os resultados obtidos indicam que o sistema possibilita simular algumas situações de interesse didático. A utilização dessa bancada em aulas de mecânica dos fluidos poderá contribuir para o ensino teórico-prático, permitindo aos alunos compreenderem melhor os princípios fundamentais da área, bem como familiarizarem-se com o uso de equipamentos e técnicas de medição.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF