Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA: VALUATION APLICADO À EMPRESA VULCABRAS (VULC3)
Autor(es): GABRIEL ROMEIRO JUSTO ARAUJO
IGOR GANEM DE ALMEIDA CSETTKEY
Colaborador(es): ANDRE BARREIRA DA SILVA ROCHA - Orientador
Catalogação: 14/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63230@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63230
Resumo:
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de realizar um estudo de Valuation aplicado à empresa Vulcabras. Foi utilizado o método do fluxo de caixa descontado, com base nas projeções do fluxo de caixa livre da firma, estimados por análise fundamentalista do desempenho histórico da empresa. Primeiramente, a Vulcabras foi objeto de estudo, a fim de entender a história da companhia, a situação atual e o setor em que ela se inclui. Em sequência, foi realizada uma análise do cenário macroeconômico, a fim de entender quais os possíveis impactos na operação da empresa e utilizar alguns dados coletados como premissa para o modelo. Além disso, realizou-se um diagnóstico sobre o setor de calçados na esfera global e nacional, para compreender a dinâmica da indústria onde a Vulcabras concentra suas operações e obter informações que são referência para verificar a perenidade de fatores que impactam a empresa. A partir das análises realizadas, projetou-se o desempenho futuro da empresa e os principais indicadores, encontrando o fluxo de caixa livre da firma. Por último, utilizando as projeções realizadas, foi calculado o fluxo de caixa descontado utilizando o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) e a Taxa de Crescimento na Perpetuidade (g). Em complemento ao cálculo, foi feita uma análise de sensibilidade destes fatores, a fim de verificar o impacto das variáveis no valor justo encontrado. Conclui-se que o método utilizado é sujeito a diversas variáveis externas e da subjetividade das premissas utilizadas, no entanto acredita-se que é uma metodologia válida para encontrar um valor justo à uma empresa.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF