Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GESTÃO ESTRATÉGICA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA DE VAREJO DE ALIMENTOS EM TEMPOS DE CRISE: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO
Autor(es): JULIANA AMARAL DE AZEVEDO
TATYANE KOZUCH
Colaborador(es): RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO - Orientador
Catalogação: 12/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63194@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63194
Resumo:
O presente trabalho tem como tema central a transformação digital e tem como objetivo geral identificar os impactos da pandemia na gestão estratégica da transformação digital na indústria de varejo de alimentos. Quanto a metodologia utilizada, trata-se de uma revisão de escopo e um estudo de caso múltiplo, exploratório, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de consultas a banco de dados, observação participante e entrevistas semiestruturadas, realizadas em três lojas do ramo de pizzas. A análise de dados foi realizada através da verificação de conteúdo nos quais os resultados preliminares apontam que a partir de 2020 ocorreu um aumento de publicações neste tema. Além disso, foi feita uma análise intra-caso, avaliando cada caso separadamente e, depois uma análise inter-caso, comparando os casos de acordo com critérios propostos. Esta análise permitiu compreender, a partir da coleta de dados, que houve impactos tanto positivos, quanto negativos da pandemia com relação a transformação digital na indústria de varejo de alimentos. Além disso, ficou claro que, a maioria dos colaboradores da rede, teve a percepção de que a pandemia impactou as lojas positivamente e as tecnologias digitais disponíveis nas unidades, são bastante utilizadas no dia a dia. No cenário da organização estudada, foi recomendado um framework com o intuito de ser utilizado como guia para empresas deste ramo, com foco em melhorar as interseções entre pessoas, processos e tecnologias.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF