Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MUITO ALÉM DO XEQUE-MATE: O IMPACTO DOS MODELOS DE VALOR DE POSSE DE BOLA PARA A ANÁLISE DE PERFORMANCE NO FUTEBOL
Autor(es): MARTIM PARE
Colaborador(es): PAULA MEDINA MACAIRA LOURO - Orientador
Catalogação: 12/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63193@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63193
Resumo:
O presente trabalho, apresentado junto à área de Engenharia de Produção, tem como orientação de desenvolvimento um estudo revisional da literatura já estabelecida acerca dos Modelos de Valor de Posse de Bola. O objetivo é discutir a relevância das métricas desses modelos, concebidos através de uma análise de dados, e propor a sua aplicação na análise de performance no futebol. Na concepção do problema tratado, parte-se do princípio de que a sintetização do desempenho de uma equipe ou de um jogador de futebol através do placar da partida, de gols e assistências, significa resumir a performance de uma equipe ou um atleta considerando apenas menos de 2% de todas as ações com a bola durante uma partida. As diversas métricas, desenvolvidas nos últimos anos com o intuito de retratar quantitativamente o contexto e as ações de uma partida de futebol, além das situações terminais, foram denominadas, neste estudo, Modelos de Valor de Posse de Bola. Especificamente, tratou-se aqui de medir o seu impacto para a análise de performance no futebol, através da exploração do potencial de ferramentas como xG, xA, xT, G+, grafos e matrizes de redes de passes. Ademais, no decorrer deste estudo, compararam-se métricas com a finalidade de determinar se os valores de uma tomada de decisão, no futebol, independem da ação anterior, uma vez que uma das propriedades críticas que fraciona tendências no entendimento de uma partida de futebol é a propriedade markoviana, que indica que uma probabilidade de transição independe do estado que precedeu o atual. A contribuição científica desta pesquisa é, com efeito, demonstrar o valor quantitativo de todas as ações no futebol como contribuintes diretos do resultado final de cada partida, considerando, assim, o jogo para além do xeque-mate.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF