Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTRATÉGIA DE FUSÕES E AQUISIÇÕES NO RAMO DO VAREJO: UM ESTUDO DE CASO AMERICANAS S.A E GRUPO HORTIFRUTI NATURAL DA TERRA
Autor(es): BERNARDO LIBORIO CORREA MEIRELLES
Colaborador(es): LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Catalogação: 11/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63184@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63184
Resumo:
Este trabalho visa realizar uma análise das estratégias e motivações das empresas ao realizarem os processos de fusão e aquisição no ramo do varejo, a partir de um estudo de caso da aquisição do Grupo Hortifruti Natural da Terra pela Americanas S.A. As empresas de varejo buscam estratégias para suprir as necessidades de seus consumidores a todo tempo, e é crucial para as companhias estarem presentes na vida de seus clientes. As fusões e aquisições são importantes instrumentos na estratégia corporativa e são muito adotadas no ramo do varejo. Sendo assim, o trabalho tem como objetivo analisar as razões estratégicas para uma fusão e aquisição, as variáveis determinantes para a decisão de adquirir uma empresa (pré- aquisição), analisar as variáveis que adicionam valor à aquisição depois que ela foi efetivada (pós-aquisição), além de analisar como foi implantada a adição de valor na aquisição feita pela Americanas da rede Hortifruti. As razões estratégicas para a aquisição do Hortifruti foram aumentar a receita por meio de novas ofertas de produtos, buscar o fortalecimento do portfólio próprio, adquirir habilidades e tecnologias mais rapidamente e com menor custo do que poderiam ser construídas internamente, escolher os vencedores antecipadamente e ajudá- los a desenvolver seus negócios. As variáveis que impactam na decisão de participar em um processo de fusão ou aquisição são a busca por sinergias, a busca pela complementaridade de recursos, a experiência de outras aquisições e possuir uma equipe que entenda os objetivos do M&A, o tipo de papel de liderança e o relacionamento que deve ter. As variáveis determinantes para a geração de valor durante o processo de pós-aquisição são a integração cultural entre as empresas, integração estrutural distribuída em todas as regiões e em todos os níveis, a adesão dos funcionários das empresas envolvidas e a transferência de capacitações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF