Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DO PERFIL DO INVESTIDOR E SUA TOLERÂNCIA A RISCO FRENTE AO MERCADO DE PAÍSES EMERGENTES
Autor(es): ANA LUIZA LAGES PASCHOALETO
JULIA FURLANI BARROS SMITH
Colaborador(es): IGOR TONA PERES - Orientador
Catalogação: 11/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63175@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63175
Resumo:
Objetivo: Estudos mostram que a tolerância ao risco financeiro está, de alguma forma, relacionada com certos fatores sociodemográficos e eventos de mercado. Nesse trabalho foi feita uma revisão da literatura para analisar cada um desses fatores e seus impactos nas decisões de investimento de populações diversas, com foco em países emergentes. Materiais e métodos: Foi realizada uma busca na base de dados Scopus e em literatura cinzenta. O processo de busca teve foco em artigos que trazem os impactos dos fatores sociodemográficos ou de eventos de mercado nas decisões de investimento e tolerância ao risco. Foram considerados em sua maioria trabalhos sobre países emergentes, concluídos de 2012 em diante. Resultado: De 187 artigos da base Scopus, 13 se encaixaram nos critérios de elegibilidade propostos e foram incluídos na revisão. Ainda foi trazido, posteriormente, um artigo de literatura cinzenta, também revisado. Ao fim da revisão conclui-se que os elementos que mais se destacaram para influência positiva na tomada de risco financeiro são escolaridade, renda e experiência de mercado, enquanto elementos como número de dependentes, dívidas e eventos financeiros críticos afetam negativamente. Alguns fatores trazidos, como raça e orientação sexual, foram avaliados como pouco influentes ou sem influência alguma. Conclusão: O trabalho sugere uma lista de 14 fatores sociodemográficos que impactam de alguma forma a tolerância ao risco financeiro, como idade, sexo, estado civil, escolaridade, ocupação, renda, tamanho e composição da família. Além disso foram trazidos dois artigos que falam sobre o impacto no mesmo tópico em momentos de crise e instabilidade econômica, durante a pandemia de Covid-19 e a crise global de 2007 a 2009. O exposto pode ser usado em trabalhos futuros para analisar a influência de fatores sociodemográficos sobre os investidores em países emergentes ao longo dos anos e identificar tendências dentro do assunto.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF