Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: APLICAÇÕES DA TECNOLOGIA BLOCKCHAIN NO SETOR FINANCEIRO
Autor(es): LEONARDO SOIBELMAN
LUCAS PINHEIRO PRATA
Colaborador(es): ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
Catalogação: 10/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63153@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63153
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar estudos de caso de aplicação da tecnologia blockchain no setor financeiro, em empresas públicas e privadas, além de trazer as mais diversas formas de aplicação conhecidas dessa tecnologia até os dias atuais. O desenvolvimento dessa tecnologia deu-se a partir da publicação em 2008 do artigo Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System, publicado com o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. No presente trabalho, foi abordado estudos de caso múltiplos, a partir de fontes variadas, mostrando variadas formas de aplicação desta tecnologia. Para as instituições financeiras privadas, foram selecionados casos de aplicação nos bancos JP Morgan, Santander e Bradesco. Com relação às instituições públicas, foram abordados os casos de aplicação da blockchain no Banco Central e no BNDES. Além disso, foi abordado o estudo de caso da organização não governamental Hyper Ledger. A partir da análise dos estudos de caso, foi possível identificar diversas propriedades dessa tecnologia, como por exemplo, a escalabilidade, a imutabilidade, a segurança de informações e dados, que influenciam os setores econômicos a aplicarem essa tecnologia em seus variados serviços. Pode-se concluir que há muitas vantagens para instituições financeiras que desejam adotar a blockchain em seus sistemas, visto que, podem aprimorar seus sistemas de segurança em transações, ampliar a escalabilidade de suas redes e garantir uma maior segurança e eficiência na fiscalização de recursos públicos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF