Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: FATORES RELACIONADOS AO NO-SHOW EM SERVIÇOS CLÍNICOS: ESTUDO DE CASO EM UMA CLÍNICA CARDIOLÓGICA E NEUROLÓGICA
Autor(es): DAVI MELHORANSE GOUVEIA
FELIPE DE SOUZA MICHAELIS
Colaborador(es): IGOR TONA PERES - Orientador
LEILA FIGUEIREDO DANTAS - Coorientador
Catalogação: 07/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63128@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63128
Resumo:
O no-show vem ganhando importância nas mais diversas áreas por ocasionar um grande aumento do custo operacional e piora na qualidade de serviço. Na área de saúde, a otimização no processo de agendamento de consultas é uma possibilidade de melhorar a oferta e reduzir custos operacionais com a melhora na gestão do trabalho. O objetivo deste estudo de caso é identificar, em uma clínica cardio e neurológica, quais variáveis estão relacionadas ao no-show dos pacientes. Para tal, foram desenvolvidos modelos uni e multivariados. O estudo de caso contou inicialmente com 32.573 registros analisados, mostrando que as variáveis mais relacionadas ao no-show são: sexo do paciente, idade, se tratar de um retorno do paciente, especialidade da consulta e o tipo de convênio médico. O sexo possui uma influência que aumenta aproximadamente 20% a chance do não comparecimentos para pacientes do sexo feminino comparado ao masculino. A faixa etária com maiores taxas de no-show é entre 31 e 50 anos. Outro dado obtido é que procedimentos médicos possuem menos faltas quando comparados às consultas. Com os resultados, esse trabalho se revela fundamental para compreensão dos fatores relacionados ao não comparecimento e possibilita uma gestão otimizada dos agendamentos das consultas. Dessa forma, a clínica consegue reduzir custos operacionais e melhorar a qualidade de seu serviço.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF