Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE OS FATORES ESG E OS RESULTADOS FINANCEIROS DE EMPRESAS LISTADAS NA B3
Autor(es): JULIA DE SOUZA AZEREDO DE OLIVEIRA
LUIZA FREIRE DE CAVALCANTI BARROS
Colaborador(es): FRANCES FISCHBERG BLANK - Orientador
Catalogação: 04/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63100@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63100
Resumo:
A sigla ESG tem tomado cada vez mais relevância no mundo acadêmico e corporativo fazendo com que seja primordial o entendimento e acompanhamento das pautas que o cercam. Discussões rodeiam o tema sobre como as práticas ambientais, sociais e de governança podem gerar mais valor para toda a cadeia em diversos segmentos. Por mais que a implementação do ESG seja um grande desafio para as companhias brasileiras, sabe-se que as práticas ganharam ênfase nas bolsas de valores e têm moldado o perfil dos acionistas. Como o tema ESG traz diversos temas e subtemas, é necessário colocar uma lupa nos aspectos que têm impacto na geração de valor e de riscos associados, e como eles influenciam na estratégia, modelo de negócio e relação com partes interessadas. O presente estudo tem como principal objetivo verificar a relação dos indicadores ESG e o desempenho financeiro de empresas brasileiras. Para isso, é analisado um universo das 54 empresas brasileiras de capital aberto, listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no período de 2017 a 2021, inclusive. Da mesma forma, pretende-se estudar o impacto de variáveis de controle como tamanho, idade, grau de alavancagem financeira e setor nesta relação. Além disso, o estudo apresenta uma análise qualitativa que busca expor quais são as expectativas e previsões das empresas analisadas, apresentando um olhar interno das companhias, valioso para a construção de conhecimento sobre um tema pouco explorado no Brasil e que carece de consenso. Os resultados encontrados indicaram que a relação entre a pontuação ESG e desempenho financeiro não tem significância estatística para as duas variáveis financeiras utilizadas (ROE e ROIC) e para o valor da firma (Q de Tobin), no período analisado (2017-2021). As contribuições desta investigação são várias. Por meio de uma análise tanto quantitativa como qualitativa, é possível entender o impacto das três dimensões ESG (ambiental, social e governança) no desempenho financeiro, além de levantar questionamentos e hipóteses fundamentais que podem estimular pesquisas futuras.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF