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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: METODOLOGIAS DE MONETIZAÇÃO E RETENÇÃO EM JOGOS IDLE PARA A PLATAFORMA MOBILE
Autor(es): PEDRO SANTOS AZEVEDO
Colaborador(es): JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador
Catalogação: 13/ABR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62190@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62190@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62190
Resumo:
O cenário atual mostra um crescente avanço dos jogos voltados para a plataforma mobile. As barreiras quase inexistentes de entrada por parte dos jogadores e desenvolvedores e a facilidade de se ter a plataforma em qualquer momento do dia, fazem com que o celular seja um excelente veículo para um jogo moderno. Com mecânicas relacionadas ao tempo, onde o jogador deve esperar para que suas ações tenham resultado, os jogos dos gênero IDLE se mostram promissores para os jogadores da plataforma mobile que não podem utilizá-los por um longo período de tempo como outros gêneros exigem. Com isso, o estudo tem por objetivo analisar as práticas de monetização e retenção do usuário utilizadas pelos jogos de sucesso do gênero IDLE com o objetivo de encontrar se existe um ponto comum entre eles a fim de ajudar futuros desenvolvedores e contribuir para um literatura formal sobre este assunto recente. Com o estudo foi possível identificar a existência de uma maturidade das práticas de monetização que se mostraram mais consistentes entre os jogos estudados, com lojas virtuais presentes em todos os jogos analisados e o uso de anúncios presentes em quatro dos cinco jogos em análise. Quanto às práticas de retenção, a análise dos casos estudados mostraram que não existe uma estratégia dominante, cabendo aos desenvolvedores se utilizarem das práticas que melhor se encaixam com as mecânicas principais do jogo e seu público.
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