Título: | METODOLOGIAS DE MONETIZAÇÃO E RETENÇÃO EM JOGOS IDLE PARA A PLATAFORMA MOBILE | ||||||||||||
Autor(es): |
PEDRO SANTOS AZEVEDO |
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Colaborador(es): |
JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 13/ABR/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62190@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62190@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62190 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O cenário atual mostra um crescente avanço dos jogos voltados para a plataforma
mobile. As barreiras quase inexistentes de entrada por parte dos jogadores e desenvolvedores
e a facilidade de se ter a plataforma em qualquer momento do dia, fazem com que o celular
seja um excelente veículo para um jogo moderno. Com mecânicas relacionadas ao tempo,
onde o jogador deve esperar para que suas ações tenham resultado, os jogos dos gênero IDLE
se mostram promissores para os jogadores da plataforma mobile que não podem utilizá-los
por um longo período de tempo como outros gêneros exigem. Com isso, o estudo tem por
objetivo analisar as práticas de monetização e retenção do usuário utilizadas pelos jogos de
sucesso do gênero IDLE com o objetivo de encontrar se existe um ponto comum entre eles a
fim de ajudar futuros desenvolvedores e contribuir para um literatura formal sobre este
assunto recente. Com o estudo foi possível identificar a existência de uma maturidade das
práticas de monetização que se mostraram mais consistentes entre os jogos estudados, com
lojas virtuais presentes em todos os jogos analisados e o uso de anúncios presentes em quatro
dos cinco jogos em análise. Quanto às práticas de retenção, a análise dos casos estudados
mostraram que não existe uma estratégia dominante, cabendo aos desenvolvedores se
utilizarem das práticas que melhor se encaixam com as mecânicas principais do jogo e seu
público.
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