Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: O PATROCÍNIO NO FUTEBOL FEMININO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A JOGADORA MARTA
Autor(es): JULIA CORDEIRO DE VASCONCELLOS
Colaborador(es): ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador
Catalogação: 13/ABR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62181@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62181
Resumo:
O trabalho buscou explicações para o fato de atletas do futebol feminino, aqui em especial a jogadora Marta, receber menos atenção e recursos de patrocinadores em comparação à atletas da modalidade masculina. Pretendeu-se encontrar argumentos que auxiliem no aumento da valorização desta atleta pelas marcas patrocinadoras em particular, eleita pela FIFA seis vezes como a melhor do mundo, mas ainda recebendo recursos muito aquém de outros atletas de seu nível, na modalidade masculina. Foi realizada uma pesquisa de campo (survey) para levantar dados sobre percepções do público a respeito de variáveis definidas como ideais para um(a) endossante de marcas, conforme o modelo TEARS, proposto por Shimp. Os dados confrontaram percepções sobre dois dos maiores fenômenos do futebol mundial: Marta e Neymar Jr., a fim de avaliar os pontos fortes e fracos de cada um como endossantes de uma hipotética marca esportiva. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e revelaram a jogadora Marta com melhor avaliação do que Neymar Jr. Como perfil endossante, a despeito da discrepância de valores recebidos entre esses dois atletas. Uma possível explicação para os valores consideravelmente maiores pagos ao jogador Neymar está relacionada à variável visibilidade, muito mais marcante neste atleta, em relação à Marta, assim como da modalidade da qual faz parte: o futebol masculino no âmbito internacional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF