Título: | O PODER DE DAR NOME: RECONHECENDO OS LIMITES DE UMA DEFINIÇÃO | ||||||||||||
Autor(es): |
AMANDA FERRUGGINI CHAMI |
||||||||||||
Colaborador(es): |
THULA RAFAELA DE OLIVEIRA PIRES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 12/ABR/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62178@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62178 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Não por acaso, as mulheres são as maiores vítimas da violência
sexual. Além dos casos diários de estupro, o corpo da mulher é igualmente
receptáculo dessa violência na medida em que estruturas sociais de poder
ditam seu comportamento, suas mais básicas escolhas. Neste trabalho, eu
busco investigar a definição de violência sexual (leia-se estupro) à luz das
ferramentas que o pensamento feminista decolonial tem a oferecer. Em
outras palavras, procuro entender como as dinâmicas de poder e
dominação, no contexto da disputa Eu x Outro, humano x não
-humano informam o tema da violência sexual, e o papel dessas
hierarquias de humanidade (em gênero, raça, sexualidade,…) no que diz
respeito ao controle de corpos e comportamentos. A partir de uma pesquisa
qualitativa baseada na análise de relatos de dezessete sobreviventes, meu
objetivo é de compreender quais os eventuais limites da linguagem que
empregamos para definir a violência sexual, quando a perspectiva adotada é
a das próprias mulheres sobreviventes.
|
|||||||||||||
|