Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: O PODER DE DAR NOME: RECONHECENDO OS LIMITES DE UMA DEFINIÇÃO
Autor(es): AMANDA FERRUGGINI CHAMI
Colaborador(es): THULA RAFAELA DE OLIVEIRA PIRES - Orientador
Catalogação: 12/ABR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62178@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62178
Resumo:
Não por acaso, as mulheres são as maiores vítimas da violência sexual. Além dos casos diários de estupro, o corpo da mulher é igualmente receptáculo dessa violência na medida em que estruturas sociais de poder ditam seu comportamento, suas mais básicas escolhas. Neste trabalho, eu busco investigar a definição de violência sexual (leia-se estupro) à luz das ferramentas que o pensamento feminista decolonial tem a oferecer. Em outras palavras, procuro entender como as dinâmicas de poder e dominação, no contexto da disputa Eu x Outro, humano x não -humano informam o tema da violência sexual, e o papel dessas hierarquias de humanidade (em gênero, raça, sexualidade,…) no que diz respeito ao controle de corpos e comportamentos. A partir de uma pesquisa qualitativa baseada na análise de relatos de dezessete sobreviventes, meu objetivo é de compreender quais os eventuais limites da linguagem que empregamos para definir a violência sexual, quando a perspectiva adotada é a das próprias mulheres sobreviventes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF