Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: O IMPACTO DA PAIXÃO DOS TORCEDORES NA SUA PERCEPÇÃO SOBRE AS SOCIEDADES ANÔNIMAS DE FUTEBOL
Autor(es): FELIPE BAPTISTA ZARUR
Colaborador(es): ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador
Catalogação: 11/ABR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62154@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62154@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62154
Resumo:
O presente trabalho busca identificar a percepção dos torcedores em relação a ideia de que seu clube de futebol virar uma Sociedade Anônima. Busca-se identificar de que maneiras essa relação de lealdade interfere na percepção e na opinião que os torcedores dos clubes de futebol do Rio de Janeiro têm sobre as mudanças sofridas pelos clubes que deixam de ser associações sem fins lucrativos, para que se tornem sociedades anônimas de futebol (SAF). Foi feita uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário estruturado (survey), cujos dados foram analisados por meio de estatística descritiva, para identificar a aceitação dessa estratégia, considerando eventuais alterações nos níveis de envolvimento e lealdade por parte dos torcedores em relação aos seus clubes. A amostra foi composta por 198 respondentes e os resultados apontam para a opinião positiva da maioria dos torcedores quanto à transformação dos clubes de futebol em sociedades anônimas, desde que essa transformação não implique alteração dos elementos formadores da identidade do clube. Há indícios de que os torcedores dos clubes com melhores condições financeiras aceitam menos a ideia de se tornarem SAF.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF