Título: | SER OU NÃO SER SÓCIO-TORCEDOR: MOTIVAÇÕES PARA A FILIAÇÃO AOS PROGRAMAS DOS CLUBES DE FUTEBOL | ||||||||||||
Autor(es): |
CARLOS EDUARDO RUSSOMANO NETTO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
BARBARA PAGLIARI LEVY - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 11/ABR/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62147 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo visou compreender identificar as motivações que levam os
torcedores à afiliação aos programas de sócio-torcedor dos seus clubes e os fatores
que afastam os torcedores de uma possível adesão. Foram realizadas dezesseis
entrevistas qualitativas guiadas de forma online e síncrona, separadas em dois
grupos de oito indivíduos, sendo um de sócios torcedores e outro de não sócios.
Buscou-se entender a motivação para filiação ou não aos programas de seus
clubes. Como principais pontos para adesão e manutenção nos programas, os
principais fatores encontrados foram o desconto e preferência na compra de
ingressos, sentimento de auxílio financeiro na estruturação do clube e custo-benefício do que é ofertado frente ao valor pago. Já os principais fatores para não
adesão dos torcedores se voltam para clubes com gestão pouco transparente, alta
concorrência na compra dos ingressos e cenário econômico complicado foram
fatores chave na não adesão dos torcedores.
|
|||||||||||||
|