Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: SER OU NÃO SER SÓCIO-TORCEDOR: MOTIVAÇÕES PARA A FILIAÇÃO AOS PROGRAMAS DOS CLUBES DE FUTEBOL
Autor(es): CARLOS EDUARDO RUSSOMANO NETTO
Colaborador(es): BARBARA PAGLIARI LEVY - Orientador
Catalogação: 11/ABR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62147@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62147
Resumo:
Este estudo visou compreender identificar as motivações que levam os torcedores à afiliação aos programas de sócio-torcedor dos seus clubes e os fatores que afastam os torcedores de uma possível adesão. Foram realizadas dezesseis entrevistas qualitativas guiadas de forma online e síncrona, separadas em dois grupos de oito indivíduos, sendo um de sócios torcedores e outro de não sócios. Buscou-se entender a motivação para filiação ou não aos programas de seus clubes. Como principais pontos para adesão e manutenção nos programas, os principais fatores encontrados foram o desconto e preferência na compra de ingressos, sentimento de auxílio financeiro na estruturação do clube e custo-benefício do que é ofertado frente ao valor pago. Já os principais fatores para não adesão dos torcedores se voltam para clubes com gestão pouco transparente, alta concorrência na compra dos ingressos e cenário econômico complicado foram fatores chave na não adesão dos torcedores.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF