Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: CORPORATE VENTURE CAPITAL E A VANTAGEM COMPETITIVA DAS EMPRESAS INVESTIDORAS: UM ESTUDO APLICADO AO SETOR BRASILEIRO DE FABRICANTES DE AERONAVES
Autor(es): BIANCA NOGUEIRA CAVALCANTI
Colaborador(es): MARTIM FRANCISCO DE OLIVEIRA E SILVA - Orientador
Catalogação: 11/ABR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62145@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62145@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62145
Resumo:
O estudo teve como objetivo constatar se a empresa Embraer, como investidora em Corporate Venture Capital (CVC), adquiriu vantagens competitivas devido ao seu investimento no fundo FIP Aeroespacial, seu primeiro fundo CVC. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os resultados levantados corroboraram a hipótese de que houve ganhos de vantagens competitivas, o que foi traduzido (i) em uma melhora dos atributos do produto da Embraer, como a diminuição do gasto de combustível das aeronaves, (ii) no desenvolvimento de novos produtos, como o veículo de mobilidade aérea urbana, (iii) na entrada em novos mercados, como o de cibersegurança, e (iv) na geração de receitas por meio de novos negócios.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF