Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: COMPORTAMENTO DOS FUNDOS DE GESTÃO ATIVA E PASSIVA
Autor(es): BRUNO MADLUM FRAGA
Colaborador(es): GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - Orientador
Catalogação: 10/ABR/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62139@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62139@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62139
Resumo:
Para que o investidor possa ter uma melhor rentabilidade com fundos de investimentos de forma que se exponha ao mínimo a risco, é necessário que sejam feitas análises para adequada tomada de decisão. Para isso, utilizam-se índices para mensurar o desempenho dos ativos, por meio de índices de desempenho que mesmo baseado em dados históricos, direcionam a análise. Este trabalho tem como objetivo avaliar a relação de risco e retorno dos fundos de investimentos de gestão ativa e passiva através do índice de Sharpe com o intuito de avaliar se a primeira (gestão ativa) realmente entrega melhores resultados. Para isso, foram comparados dados no período de janeiro de 2017 a fevereiro de 2022 de 6 fundos de gestão ativa e 2 fundos de gestão passiva como benchmark para observar o desempenho dos ativos de acordo com a estratégia adotada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF