Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: METODOLOGIAS INOVADORAS E MOTIVAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ESCOLAR
Autor(es): NICOLE PACHECO LEPORE
Colaborador(es): REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 28/NOV/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61414@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61414
Resumo:
O desinteresse dos estudantes da educação básica com a Geografia, observado durante minha vivência no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), foi o ponto de partida para esta pesquisa que buscou analisar como funcionam as metodologias utilizadas pela Educação Geográfica, distinguindo-as entre as metodologias ativas, que inovam colocando o estudante no centro do processo de ensino aprendizagem, e as metodologias tradicionais, preponderante entre os discentes, cujas características mais comuns são os vastos conteúdos e o professor sendo a figura central para se adquirir o conhecimento. Adotando como referência algumas publicações sobre metodologias de ensino de Geografia, investigou-se as seguintes práticas: o recurso das geotecnologias, o uso do telefone celular em sala, o uso de jogos didáticos, o desenvolvimento de maquetes, a aplicação das metodologias da aprendizagem baseada em problemas e do trabalho de campo. Tomamos estas metodologias como exemplos de metodologias de ensino que poderíamos considerar inovadoras. Para tal buscamos identificar seus êxitos, falhas e nomeá-las como inovadoras ou tradicionais. Acreditamos que com recurso a metodologias diversas, será possível oferecer uma educação geográfica realmente inovadora, a qual conceda aos estudantes aprimorar domínios e criticidades sobre as relações socioespaciais e não mais apenas uma decoreba de conteúdos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF