Título: | METODOLOGIAS INOVADORAS E MOTIVAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ESCOLAR | ||||||||||||
Autor(es): |
NICOLE PACHECO LEPORE |
||||||||||||
Colaborador(es): |
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/NOV/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=61414@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61414 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O desinteresse dos estudantes da educação básica com a Geografia, observado durante minha
vivência no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), foi o ponto de partida para esta
pesquisa que buscou analisar como funcionam as metodologias utilizadas pela Educação
Geográfica, distinguindo-as entre as metodologias ativas, que inovam colocando o estudante
no centro do processo de ensino aprendizagem, e as metodologias tradicionais, preponderante
entre os discentes, cujas características mais comuns são os vastos conteúdos e o professor
sendo a figura central para se adquirir o conhecimento. Adotando como referência algumas
publicações sobre metodologias de ensino de Geografia, investigou-se as seguintes práticas: o
recurso das geotecnologias, o uso do telefone celular em sala, o uso de jogos didáticos, o
desenvolvimento de maquetes, a aplicação das metodologias da aprendizagem baseada em
problemas e do trabalho de campo. Tomamos estas metodologias como exemplos de
metodologias de ensino que poderíamos considerar inovadoras. Para tal buscamos identificar
seus êxitos, falhas e nomeá-las como inovadoras ou tradicionais. Acreditamos que com
recurso a metodologias diversas, será possível oferecer uma educação geográfica realmente
inovadora, a qual conceda aos estudantes aprimorar domínios e criticidades sobre as relações
socioespaciais e não mais apenas uma decoreba de conteúdos.
|
|||||||||||||
|