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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: O ENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DE GAMES NAS CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS DE JOGOS
Autor(es): LUIZ FELIPE DESOUZART DE AQUINO VIANA
Colaborador(es): ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - Orientador
Catalogação: 06/SET/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60514@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60514@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60514
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a participação das comunidades de games nas campanhas de comunicação das empresas de jogos. Na investigação foram analisadas campanhas de comunicação da empresa Larian Studios e seu jogo Baldur s Gate 3. A partir dos dados secundários foi possível apontar as formas de engajamento utilizadas pela empresa. Foram realizadas entrevistas com os jogadores do game. As entrevistas permitiram obter a opinião dos jogadores em relação à participação da comunidade nessas campanhas, além de seu feedback das estratégias utilizadas pela empresa. Como resultado, podemos destacar uma demanda dos jogadores por um engajamento maior, o que pode ser benéfico não apenas para a desenvolvedora e a comunidade, mas para o desenvolvimento de seus jogos. Também foi observado que as redes sociais que hoje dominam os meios de comunicação para as campanhas são Twitter e Discord. Os resultados indicam que a presença de criadores de conteúdo é bem aceita nas campanhas assim como a utilização dos personagens do jogo como elo entre as desenvolvedoras e a comunidade.
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