Título: | O ENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES DE GAMES NAS CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS DE JOGOS | ||||||||||||
Autor(es): |
LUIZ FELIPE DESOUZART DE AQUINO VIANA |
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Colaborador(es): |
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - Orientador |
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Catalogação: | 06/SET/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60514@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60514@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60514 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a participação das comunidades de games nas campanhas de comunicação das empresas de jogos. Na investigação foram analisadas campanhas de comunicação da empresa Larian Studios e seu jogo Baldur s Gate 3. A partir dos dados secundários foi possível apontar as formas de engajamento utilizadas pela empresa. Foram realizadas entrevistas com os jogadores do game. As entrevistas permitiram obter a opinião dos jogadores em relação à participação da comunidade nessas campanhas, além de seu feedback das estratégias utilizadas pela empresa. Como resultado, podemos destacar uma demanda dos jogadores por um engajamento maior, o que pode ser benéfico não apenas para a desenvolvedora e a comunidade, mas para o desenvolvimento de seus jogos. Também foi observado que as redes sociais que hoje dominam os meios de comunicação para as campanhas são Twitter e Discord. Os resultados indicam que a presença de criadores de conteúdo é bem aceita nas campanhas assim como a utilização dos personagens do jogo como elo entre as desenvolvedoras e a comunidade.
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