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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: CRIANDO SHADERS DE PÓS PROCESSAMENTO NO UNITY ENGINE
Autor(es): BERNARDO HORNER LOPES
Colaborador(es): WALDEMAR CELES FILHO - Orientador
Catalogação: 02/SET/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60441@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60441@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60441
Resumo:
Shaders de pós-processamento são uma técnica de computação gráfica de baixo custo computacional usada para criar efeitos de tratamento de imagem, aplicados sobre uma cena. O objetivo deste projeto é usar o Unity Engine para criar shaders de pós-processamento de efeitos não-fotorrealistas,mantendo um baixo custo computacional. Escolhemos os efeitos de toon shading, hatching e outline para desenvolver, pois esses efeitos ajudam a compor estéticas estilizadas bastante atrativas. O toon shader faz objetos 3D parecerem desenhos chapados; o hatching simula em objetos 3D a técnica de sombreamento de desenho tradicional feita com riscos; o outline desenha um contorno nos objetos de uma cena. Os shaders produzidos neste projeto tiveram bons resultados, tendo um bom desempenho de renderização, provando que shaders de pós-processamento são uma ferramenta muito poderosa e de baixo custo computacional. Os shaders aqui desenvolvidos podem servir de base para criar efeitos similares, como foi feito com o toon e hatching shaders. O outline pode ser modificado para criar estilos diferentes de contornos.
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