Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A ESTRATÉGIA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA MARCA DE MODA BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO DA FARM GLOBAL
Autor(es): MELANIE SILVA RITCHIE
STEPHANIE MARQUES DI LULLO
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 03/AGO/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60031@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60031
Resumo:
O processo de internacionalização refere-se à iniciativa de uma empresa a tomar medidas para aumentar sua presença ou capturar maior participação de mercado fora de seu país de origem. No atual cenário de um mundo cada dia mais globalizado, ultrapassar as fronteiras é uma oportunidade de aumentar a competitividade de uma empresa. Diante disso, o presente estudo de caso investiga a internacionalização de uma empresa da indústria da moda brasileira. O estudo analisa as razões e motivações que estimularam o processo de internacionalização e ainda, avalia esse processo de acordo com duas das principais teorias de internacionalização, o Paradigma Eclético, e a Teoria de Uppsala. A partir das entrevistas realizadas com profissionais da própria firma, são analisadas as estratégias de internacionalização da empresa e a estrutura logística implementada no exterior, além de sugerir possíveis melhorias. Para fundamentar o presente estudo, foi realizada uma pesquisa com referências teóricas sobre internacionalização, logística, canais de venda, terceirização e indústria da moda, além da análise qualitativa da empresa. As principais motivações para a internacionalização foram a expansão para novos mercados geográficos, exploração de vantagem competitiva, eficiência operacional e redução de custos logísticos. Os canais de venda estabelecidos são e-commerce, lojas próprias, omnichannel, e varejistas parceiros. A empresa conta com a terceirização de diversos operadores logísticos ao longo da cadeia produtiva no exterior.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF