Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O TRANSPORTE DE CARGA NO BRASIL: PANORAMA EM PERSPECTIVA
Autor(es): KLAUS ERIK BREITMAN
MATEUS DE MORAES DA COSTA
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 29/JUL/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59996@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59996
Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso traça um panorama geral do transporte de carga no Brasil e seus modais. O Brasil movimenta 60% de sua carga via transporte rodoviário, modal inadequado para as longas distâncias prevalentes no país. Diferente de países com extensão territorial semelhante, como Estados Unidos, China e Canadá, o Brasil adota pouco apoio de modais mais indicados para transportar grandes quantidades de carga por grandes distâncias, como os modais ferroviário, dutoviário ou aquaviário. Estudos mais detalhados sobre a natureza de movimentação de carga por modal sugerem que a matriz modal de transporte brasileira se encontra mal otimizada. Esta má otimização do uso dos modais, bem como o investimento insuficiente em infraestrutura e legislações retrógradas contribuem para um cenário de altos custos logísticos. O Brasil acaba mal avaliado nos índices internacionais de logística de referência. Visando sanar estas questões, duas propostas de inovações legislativas surgiram com o objetivo de estimular o investimento no modal ferroviário (Programa Pró-Trilhos) e cabotagem (Programa BR do Mar). No entanto, não foram verificados programas significativos de estímulo ao modal dutoviário. Espera-se que as mudanças recentes sejam capazes de equilibrar a matriz modal de transporte de carga brasileira, diminuindo os custos de transporte e melhorando a performance logística brasileira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF