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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: A INFLUÊNCIA DOS FATORES LOGÍSTICOS NO PREÇO DA GASOLINA C E DO DIESEL NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO
Autor(es): ISADORA MONTEIRO BURGOS SAAR
LUCAS CUNHA ALVARENGA
Colaborador(es): ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
Catalogação: 28/JUL/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59989@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59989
Resumo:
O Brasil é um país relevante no cenário de produção de petróleo e derivados e possui vasta extensão territorial, com a maior parte das refinarias localizada proximamente ao litoral. Diante disso, os derivados produzidos, em especial, para este trabalho, gasolina e diesel, requerem plano logístico estruturado. Entre os modais de transporte utilizados para isso, o rodoviário, que possui maior custo unitário, é a matriz mais empregada, o que impacta os custos logísticos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar como os fatores de custos logísticos impactam o preço final da gasolina e do diesel. Para isso, Rio de Janeiro e São Paulo foram estados selecionados, pois são estados vizinhos e é sabido que possuem preços diferentes para os combustíveis em foco. Este trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso exploratório para entender os elementos que compõem o tema. Assim, as principais causas logísticas encontradas são que São Paulo possui vantagem em relação ao Rio de Janeiro na produção de etanol anidro para a gasolina, enquanto o biodiesel, utilizado no diesel, é, em maior parte, produzido na Região Sul do Brasil. Este estudo é uma base para trabalhos futuros que foquem na precificação de combustíveis líquidos avaliando os custos logísticos envolvidos, e que possam se expandir regional ou nacionalmente no Brasil.
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