Título: | A INFLUÊNCIA DOS FATORES LOGÍSTICOS NO PREÇO DA GASOLINA C E DO DIESEL NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO | ||||||||||||
Autor(es): |
ISADORA MONTEIRO BURGOS SAAR LUCAS CUNHA ALVARENGA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/JUL/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59989@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59989 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O Brasil é um país relevante no cenário de produção de petróleo e derivados e possui
vasta extensão territorial, com a maior parte das refinarias localizada proximamente ao litoral.
Diante disso, os derivados produzidos, em especial, para este trabalho, gasolina e diesel,
requerem plano logístico estruturado. Entre os modais de transporte utilizados para isso, o
rodoviário, que possui maior custo unitário, é a matriz mais empregada, o que impacta os
custos logísticos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar como os fatores de custos
logísticos impactam o preço final da gasolina e do diesel. Para isso, Rio de Janeiro e São
Paulo foram estados selecionados, pois são estados vizinhos e é sabido que possuem preços
diferentes para os combustíveis em foco. Este trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso
exploratório para entender os elementos que compõem o tema. Assim, as principais causas
logísticas encontradas são que São Paulo possui vantagem em relação ao Rio de Janeiro na
produção de etanol anidro para a gasolina, enquanto o biodiesel, utilizado no diesel, é, em
maior parte, produzido na Região Sul do Brasil. Este estudo é uma base para trabalhos futuros
que foquem na precificação de combustíveis líquidos avaliando os custos logísticos envolvidos, e que possam se expandir regional ou nacionalmente no Brasil.
|
|||||||||||||
|