Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CRITÉRIOS PRIORIZADOS POR INVESTIDORES-ANJO BRASILEIROS NO PROCESSO DE DECISÃO DE INVESTIMENTO EM STARTUPS: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE AS COMUNIDADES ANGEL INVESTOR CLUB, ANJOS DO BRASIL E GVANGELS
Autor(es): CAIO SERRA KENUPP
NICOLA DI GESU VIANNA DA SILVA
Colaborador(es): RICARDO YOGUI - Orientador
Catalogação: 22/JUL/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59980@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59980
Resumo:
Caracterizadas por serem empresas em sua vida inicial e com caráter inovador e tecnológico, as startups precisam de investimentos para executar seus planos de crescimento e consolidação. Esse capital usado para escalar o negócio em fase inicial é essencial para a vida útil da empresa por se tratar de um momento muito crítico onde há a necessidade de um uso intensivo de capital e pouca receita. Por essa incerteza sobre o negócio, são raros os financiamentos disponíveis por bancos e outras instituições financeiras. Conhecidos como investimentos anjos, os investimentos feitos nessa fase inicial da empresa têm o objetivo prioritariamente de construir um negócio sustentável, não garantindo seu sucesso, mas fornecendo as ferramentas que vão possibilitar que o negócio ganhe tração com o tempo. Os investidores-anjo são indivíduos com grande disponibilidade de recursos financeiros, conhecimento e experiência para investir em negócios em fase inicial, dispostos a tomar risco visando um crescimento exponencial da empresa no futuro. O presente estudo tem como objetivo compreender melhor o processo decisório dos investidores-anjo brasileiros analisando os critérios mais relevantes priorizados por esse grupo de investidores para chegar à decisão de investimento em uma startup. Pela falta de muitos estudos voltados a esse tema e a fim de cumprir com o objetivo deste estudo, a metodologia de pesquisa adotada tem natureza de caráter exploratório. A coleta de dados foi estruturada com base em três grandes comunidades de investidores-anjo brasileiros, a Angel Investor Club, Anjos do Brasil e GVAngels, foi tomado como base para pesquisa alguns dos critérios abordados no estudo de Sudek (2006), feito no Estados Unidos, onde os respondentes foram questionados sobre a relevância de cada um dos critérios selecionados. O ranking de priorização dos critérios da presente pesquisa se deu por meio da média ponderada através dos pesos atribuídos a cada um dos graus de relevância. Além disso, a pesquisa também fez outras considerações a respeito de dados coletados como idade, gênero, nichos e fases de investimentos de interesse desse grupo de investidores. De forma geral, foi constatado uma maior preferência por critérios relacionados ao empreendedor e time de gestão em detrimento a aspectos voltados ao mercado e ao negócio em questão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF