Título: | ANÁLISE DE GESTÃO DE UMA MICROEMPRESA: O ESTUDO DE CASO DA JÉSSICA BASTOS CONFEITARIA | ||||||||||||
Autor(es): |
BRENDA RAFAEL DA SILVA DUARTE MATHEUS LIMA CALDEIRA SILVA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCELO XAVIER SEELING - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 20/JUL/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59972@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59972 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente monografia aborda a análise de gestão de uma microempresa brasileira do
setor alimentício. São tratados conceitos como custeio, precificação, compras, e-commerce,
marketing digital e delivery. Tais conteúdos são abordados primeiramente com uma revisão
bibliográfica, a partir do estudo da literatura. O desenvolvimento da pesquisa seguiu a
metodologia elaborada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para o projeto MIT
GeneSys, do qual o presente trabalho participa. A microempresa analisada foi a Jéssica Bastos
Confeitaria, que produz e comercializa doces. O objetivo principal desta monografia é auxiliar
a microempresa em relação à sua gestão, contribuindo para gerar um impacto positivo em seus
resultados. Após a análise dos dados coletados, as principais oportunidades de melhoria
identificadas foram com relação ao aumento dos canais de venda, correta precificação e
oportunidades com relação às compras. As contribuições mais importantes foram a
recomendação de entrada em novos markeíplaces, redução dos custos com novos fornecedores,
redução do valor de delivery e gestão automatizada dos dados da empresa, o que permitiu maior controle e resultados para a empresa.
|
|||||||||||||
|