Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTUDO E APLICAÇÃO DO ETANOL E DA GASOLINA COMUM EM FROTAS LEVES DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS EM EMPRESAS ALIMENTÍCIAS
Autor(es): BRENO MURTA DE ALMEIDA
Colaborador(es): VENETIA MARIA CORREA SANTOS - Orientador
Catalogação: 19/JUL/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59967@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59967
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo estudar a variação de uso de combustíveis (Etanol e Gasolina) em uma frota leve, de forma que seja feita uma análise da distribuição de combustíveis utilizados em seus veículos, verificando quais impactos financeiros e impactos ecológicos estes diferentes cenários podem trazer. As métricas a serem utilizadas envolvem índices de autonomia dos veículos, custo médio da quilometragem rodada, custo médio por litro do combustível e emissões de gás carbônico em função da distância rodada pelos veículos. Ao final do trabalho, concluiu-se que o custo da mudança de combustível representará um agravo de aproximadamente dois milhões de reais na projeção de um ano, e posteriormente discutiremos como este resultado influencia na tomada de decisão da empresa selecionada levando em conta seu posicionamento e suas metas ESG de sustentabilidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF