Título: | ESTUDO E APLICAÇÃO DO ETANOL E DA GASOLINA COMUM EM FROTAS LEVES DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS EM EMPRESAS ALIMENTÍCIAS | ||||||||||||
Autor(es): |
BRENO MURTA DE ALMEIDA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
VENETIA MARIA CORREA SANTOS - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 19/JUL/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59967@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59967 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem como objetivo estudar a variação de uso de combustíveis (Etanol e Gasolina) em uma frota leve, de forma que seja feita uma análise da distribuição de combustíveis utilizados em seus veículos, verificando quais impactos financeiros e impactos ecológicos estes diferentes cenários podem trazer. As métricas a serem utilizadas envolvem índices de autonomia dos veículos, custo médio da quilometragem rodada, custo médio por litro do combustível e emissões de gás carbônico em função da distância rodada pelos veículos. Ao final do trabalho, concluiu-se que o custo da mudança de combustível representará um agravo de aproximadamente dois milhões de reais na projeção de um ano, e posteriormente discutiremos como este resultado influencia na tomada de decisão da empresa selecionada levando em conta seu posicionamento e suas metas ESG de sustentabilidade.
|
|||||||||||||
|