Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INTEGRAÇÃO DE FATORES ESG NO VALUATION DE EMPRESAS - A ABORDAGEM VALUE-DRIVER AJUSTMENT APLICADA À WEG
Autor(es): VINICIUS ABREU DE MORAIS
Colaborador(es): RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO - Orientador
Catalogação: 18/JUL/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59966@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59966
Resumo:
Poucos temas relacionados ao universo financeiro e corporativo apresentaram um crescimento tão expressivo no passado recente quanto a evolução do ESG (Environmental, Social and Governance): de uma iniciativa das Nações Unidas apresentada numa conferência com investidores a um fenômeno global que deve atingir um terço de todos os ativos financeiros do mundo até 2025 - tudo isso em apenas vinte anos. No entanto, mesmo com essa expansão tão significativa, ainda existem muitas incertezas quanto à forma de incorporar fatores que são intimamente relacionados a ESG no processo de análise e tomada de decisão de investimentos. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise econômico-financeira (valuation) de uma companhia brasileira considerando critérios ESG, a partir da aplicação de uma metodologia que integra esses fatores de forma sistemática no processo de valoração de empresas. À abordagem utilizada foi a Value-driver Adjustment (VDA), desenvolvida pela gestora de recursos europeia Robeco Asset Management, e aplicada à WEG S.A, Os resultados demonstraram que a consideração desses fatores no processo de valuation da empresa alterou significativamente os resultados finais dos target price encontrados, variando desde R$30,9 por ação no cenário mais conservador e podendo alcançar até R$45,2 no cenário mais otimista possível. Fica evidente, portanto, o impacto que a consideração desses aspectos possui no processo de análise de investimentos e o potencial de criação (ou destruição) de valor que surgem das oportunidades (e riscos) originados de fatores relacionados a ESG no futuro. Dessa forma, este trabalho espera contribuir com a literatura atual a respeito deste tema, em especial a sua aplicação prática em empresas de capital aberto no Brasil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF