Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO PARA BUSCA E RESGATE USANDO BALÕES ANCORADOS EM BOTES SALVA-VIDAS
Autor(es): MAURICIO CANTIELLO BRANCANTE MACHADO
Colaborador(es): IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador
Catalogação: 12/JUL/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59926@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59926@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59926
Resumo:
Apesar de diversos artifícios modernos para operações de busca e resgate em alto mar de botes salva-vidas, ainda acontecem percalços graves durante essas buscas. Devido as condições do cenário, questões como a altura das ondas e o próprio horizonte podem obstruir a visão de veículos de resgate a procura destes botes. Surge assim a necessidade primária de fazer o bote ser propriamente visto, e a partir deste fato são empregados diversos sistemas. Estes sistemas variam desde arcaicos, como bandeiras e sinalizadores químicos, até modernos, como aparelhos eletrônicos capaz de comunicação com a malha de satélites. Nesta monografia me proponho a conceitualizar e dimensionar mais um destes artifícios, de tal forma que funcione sinergicamente com os outros artifícios já empregados. O sistema proposto se baseia na ideia de um aerostático (balão) inflados momentos após o abandono do navio mãe que se permaneça ancorado ao bote, de tal forma que o mesmo aumente em ordens de magnitude a distância efetiva na qual o sistema balão mais bote possa ser avistado. Logo, é postulado que um sistema que siga os dimensionamentos e propostas nesta monografia possa de muito ajudar os esforços de busca e resgate.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF