Título: | A HISTÓRIA DA AMÉRICA EM LIVROS DIDÁTICOS | ||||||||||||
Autor(es): |
JAN PETER GANTER DE OTERO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUCIANA BORGERTH VIAL CORREA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 23/MAR/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58226@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58226 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho busca interpretar a inserção da história da América na cultura escolar brasileira através da análise de livros didáticos. Os livros didáticos são aqui compreendidos como vestígios da cultura histórica escolar brasileira. Este trabalho identifica que o ensino de história, baseado na idéia da construção de
uma memória e identidade social, possui limites em relação à história da América. A genealogia da nação apresentada como européia , branca e cristã, a visão eurocêntrica dos fenômenos históricos americanos e a profunda divisão entre EUA e América latina se destacam como empecilhos à elaboração de estudos
diversificados acerca do continente no ensino de história escolar.
|
|||||||||||||
|