Título: | USO DE VISÃO COMPUTACIONAL PARA TRACKING DE JOGADORES DE BASQUETE A PARTIR DE UMA ENTRADA DE VÍDEO | ||||||||||||
Autor(es): |
IAGO RIBEIRO FARROCO |
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Colaborador(es): |
MARCELO GATTASS - Orientador LUIZ FERNANDO TRINDADE SANTOS - Coorientador |
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Catalogação: | 03/MAR/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57529@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57529 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O mundo tecnológico e o mundo esportivo estão cada vez mais próximos, e no basquetebol não poderia ser diferente. Os dados disponibilizados vão desde a pontuação individual de cada jogador até o quão livre, em pés, se encontrava o arremessador no momento do chute. Porém, esse nível de granularidade estatística é recente, e não se sabe ao certo qual a melhor forma de utilizar esses dados a fim de otimizar a performance do seu time. Com isso, propomos no trabalho um algoritmo de detecção de objetos utilizando a arquitetura de rede YOLOv5 para fazer o reconhecimento dos jogadores e da bola presentes em quadra, além de uma projeção do jogo em miniatura baseado em dados posicionais disponibilizados pela NBA dentre as temporadas de 2013 a 2017. Tais algoritmos foram desenvolvidos no intuito de criar uma base de apoio para a estafe das equipes, onde os resultados serviriam como o primeiro passo na análise do ocorrido dentro de jogo de forma a aumentar a eficiência analítica e a assertividade no momento de estudo do jogo.
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