Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: LAJES PLANAS: ESTUDO COMPARATIVO FRENTE A MODELOS ESTRUTURAIS CONVENCIONAIS E SEU USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Autor(es): BRUNO BRITO DOS SANTOS
MATHEUS DO AMARAL SILVA
Colaborador(es): FERNANDA DE ANDRADE SALGADO - Orientador
Catalogação: 02/FEV/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57280@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57280
Resumo:
Há mais de 100 anos, executava-se a primeira construção de laje sem a utilização de vigas convencionais recebendo sua carga. Tal experiência deu origem ao método construtivo que hoje se conhece como lajes planas, que dispensa a utilização de vigas, transferindo diretamente a carga para os pilares. A utilização desta técnica reduz os custos e o tempo despendido com madeira para montagem de fôrmas, realizando obras mais baratas, rápidas e sustentáveis em relação ao modelo de lajes convencionais. O presente estudo relata uma série de vantagens da utilização das lajes planas, exemplificando construções realizadas com seu uso. Por fim, foi feita uma comparação entre um mesmo pavimento tipo, com arquitetura fornecida pelo MPI da PUC-Rio, dimensionado como laje plana e maciça convencional, sob os aspectos de custo, prazo e sustentabilidade. O resultado desse estudo, para o exemplo em questão, mostrou que a laje plana é mais econômica, possui execução mais rápida e é mais sustentável que a laje maciça convencional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF