Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A CONSTRUÇÃO MISTA COM MADEIRA ENGENHEIRADA E SUA APLICABILIDADE EM LAJES DE EDIFÍCIOS
Autor(es): GABRIEL HOSKEN DA SILVA MATIAS
JOAO PEDRO DE AGOSTINI MENEGOTTO
Colaborador(es): GLAUCO JOSE DE OLIVEIRA RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 01/FEV/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57250@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57250
Resumo:
Em uma sociedade de caráter cada vez mais sustentável, a madeira ressurge como um material alternativo no âmbito da construção civil. A tecnologia para produção da madeira engenheirada e os painéis de CLT, contribuem para aceleração desse processo, permitindo que o material tenha mais casos de uso e possa ser aplicado, até mesmo, em lajes de edifícios. As placas de CLT (Cross laminated timber) são compostas por camadas de madeira, coladas ortogonalmente, garantindo maior resistência ao material, possibilitando superar grandes vãos com estruturas mais leves que as convencionais. Além disso, a madeira contribui para a absorção de carbono da atmosfera, dificultando e tornando mais lentas as mudanças climáticas. Vale destacar também que a utilização dos painéis de CLT combinado com concreto, proporcionam um grande avanço para o setor, possibilitando a construção de edificações de múltiplos andares com um processo construtivo mais rápido, limpo e eficiente. Dessa forma, essas estruturas garantem orçamentos competitivos ao mesmo tempo que são baseadas em processos com menores gastos energéticos, reduzindo os impactos ambientais. Edificações baseadas nessa nova tecnologia antes só existentes nos Estados Unidos, Canadá e países europeus, já se fazem presentes no Brasil, ainda que de forma mais tímida, exemplificando o grande potencial do país nesse setor, principalmente devido a sua ampla área florestal.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF