Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: CIÊNCIA DE DADOS APLICADA À ANÁLISE DO PROCESSO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NOS MUNICÍPIOS DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO ICODA\EFFECT-BRAZIL
Autor(es): SERGIO LUIS ALVES DELFINO
YASMIN SILVA AMARO DE LIMA
Colaborador(es): FERNANDA ARAUJO BAIAO AMORIM - Orientador
LEONARDO DOS SANTOS LOURENCO BASTOS - Coorientador
Catalogação: 24/JAN/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57145@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57145
Resumo:
A COVID-19 surgiu em dezembro de 2019 através de um vírus desconhecido e de consequências inesperadas, ocasionando diversos óbitos pelo mundo. Para enfrentá-lo, diversas entidades tomaram medidas em nível individual e global. Dentre essas medidas, destacou-se o rápido desenvolvimento de vacinas para imunizar as populações. Especificamente no território brasileiro, todo o processo de vacinação foi monitorado pelo Sistema Único de Saúde através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o que gerou um enorme volume de dados. Utilizar Ciência de Dados para analisar esses dados mostrou-se como uma metodologia promissora para trazer algum conhecimento útil e previamente desconhecido a respeito da COVID-19 e do impacto da vacinação na população. Tal metodologia utiliza habilidades estatísticas, computacionais e de domínio para gerar informações a partir de gráficos, classificações e previsões. Nesse sentido, o projeto ICODA (International COVID-19 Data Alliance) surge como uma iniciativa de colaboração global para responder à pandemia utilizando o poder dos dados. Como parte desse projeto, o presente trabalho se propôs a analisar os impactos da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 no número de óbitos registrados nos municípios brasileiros. Dentro da aplicação do Ciclo de Vida de Ciência de Dados, especificamente na etapa de modelagem, percebemos que o modelo de Regressão de Poisson é o que melhor explica o número de óbitos ocorridos em vários municípios sete semanas após a vacinação. Após aplicar o modelo de Regressão de Poisson foi possível concluir que a redução do número de óbitos pode ser explicada pelo avanço da cobertura vacinal.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF