Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A ESTRUTURA DE HEDGE MAIS EFICIENTE PARA A PROTEÇÃO DE UMA CARTEIRA DE RENDA VARIÁVEL EM UM EVENTO DE BLACK SWAN
Autor(es): FELIPE SERPA LOPES TIZZANO
IGOR MOTHE GLIOCHE GASPARRI
Colaborador(es): BRUNO FANZERES DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 21/JAN/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57134@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57134
Resumo:
O trabalho parte do princípio de vivermos em um mundo extremamente globalizado de forma que as economias se mostram muito interdependentes, de tal maneira que uma crise global pode ser gerada via um efeito global adverso ou ser proveniente de um efeito cascada gerado por um problema interno de uma nação. Essa situação é um dos fatores responsáveis por tornar eventos Black Swan tão devastadores ao analisar-se o comportamento dos retornos do mercado de renda variável em momentos de ocorrência desses eventos. Pode-se citar como exemplo o comportamento do mercado em março de 2020, último evento Black Swan ocorrido, que gerou em média perdas de 30 porcento a 50 porcento no portifólio de renda variável de todos os clientes que não possuíam nenhum tipo de hedge sistêmico. Percebe-se então a importância de indivíduos expostos ao mercado de renda variável possuírem algum tipo de proteção. Justamente esse que vem a ser o foco do trabalho, analisar diversas estratégias diferentes de hedge para então concluir se existe alguma estratégia que seja capaz de exercer dominância estocástica frente as demais. Analisando os resultados, foi possível concluir que a estratégia de hedge através de Put OTM traz um maior retorno para os investidores independente de um período de Bear Market ou Bull Market, ou seja, se torna uma estratégia muito mais segura para se ter como proteção na carteira para eventuais eventos inesperados do mercado. Obteve-se um retorno de 1468,2 porcento para a estratégia de Put OTM, 821,2 porcento para a estratégia Long Only com diversificação e 584,2 porcento para a estratégia Beta Nulo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF