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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA LOGÍSTICA DE E-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE VAREJO BRASILEIRA
Autor(es): GABRIELA COHEN
MAITE BIOLCHINI KEULLER
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 19/JAN/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57121@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57121
Resumo:
Há quase dois anos, a pandemia da COVID-19 vem impactando o mundo em vários aspectos, sejam eles pessoais, sociais, políticos e econômicos. No que diz respeito aos negócios, foram necessárias mudanças que possibilitassem o distanciamento social e ao mesmo tempo a manutenção dos resultados financeiros e competitividade frente às concorrentes. Assim, alterações logísticas e o fortalecimento do e-commerce ganharam significativa relevância, passando a serem medidas adotadas por grande parte das empresas. Diante desse contexto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de varejo brasileira do ramo alimentício. O presente estudo buscou compreender como os processos logísticos das empresas varejistas alimentícias foram impactados pela pandemia da COVID-19 e quais foram as ações tomadas para mitigação desses impactos, com foco no e-commerce, além de sugerir oportunidades de melhorias para o processo como um todo. Para fundamentar o presente estudo, foi realizada uma pesquisa com referências teóricas sobre logística, e-commerce, omnichannel, previsão de demanda e cenário de crise. A empresa analisada apresentou rápidas respostas diante do cenário de lockdown e necessidade de distanciamento social, foram elas: fortalecimento e diversificação dos seus canais de venda, medidas protetivas para colaboradores e clientes, contratação de serviços de logística terceirizados e adequação às novas necessidades dos consumidores. Tais medidas possibilitaram que a empresa mantivesse a sua competitividade frente ao mercado.
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