Título: | OS IMPACTOS DO MODELO DE ENSINO E DE TRABALHO EMERGENCIAL À DISTÂNCIA NA SAÚDE PSÍQUICA DOS UNIVERSITÁRIOS EM PERÍODO DE ESTÁGIO | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNA FLANZER LUIZA NEVES WERNECK DA SILVEIRA |
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Colaborador(es): |
VENETIA MARIA CORREA SANTOS - Orientador |
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Catalogação: | 17/JAN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57091@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57091 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pandemia do Covid-19 veio de forma abrupta, gerando mudanças no estilo de vida da
população. A prática da quarentena se fez necessária, devido à urgência de isolamento, e as
empresas e universidades se viram obrigadas a se reinventar subitamente com o cenário
imposto. Dentre as principais mudanças, destaca-se a transição para o ensino à distância e para
o home office, cuja adesão evidenciou pontos positivos e negativos destes modelos. A rápida
alteração do contexto repercutiu de forma distinta em cada um, e o fato de ter sido algo não
planejado fez com que a experiência apresentasse impactos negativos na população. Por outro
lado, também pôde-se perceber as vantagens de usar a tecnologia para facilitar processos e
evitar deslocamentos desnecessários. Tendo em vista essa situação, este trabalho buscou
compreender a visão do público de estudantes universitários em período de estágio, a respeito
do modelo implementado. Em termos de metodologia, para isso, foi realizada uma pesquisa,
composta por um questionário, buscando resultado de um universo mais amplo; e entrevistas,
visando uma amostra mais reduzida, visando aferir com maior qualidade os dados obtidos. Tal
pesquisa apontou indicadores relevantes sobre o modelo à distância, como um agravamento nas
doenças psicológicas, e uma piora na qualidade de vida. Como resultado dá má estruturação do
home office e do EAD, devido à falta de alinhamento entre as partes, a quantidade de horas em
contato com o computador aumentou, o sono foi afetado negativamente e o sentimento de
sobrecarga se tornou preocupante. O resultado é que o que antes era sequencial, permitindo com
que as pessoas reservassem horários na rotina para cada atividade, foi substituído pelo hábito
de realizar atividades simultâneas, o que pode repercutir de forma ruim na saúde mental dos
estagiários. Horários de descanso e de deslocamento viraram mais horários de trabalho e estudo,
uma vez que o volume de ambos aumentou. Após análise aprofundada, conclui-se que a
faculdade e o estágio precisam conversar entre si para garantir a conciliação entre os dois
modelos, visando a preservação da saúde psíquica. Dessa forma, o estudo revelou que o estilo
de trabalho e estudo, que comportaria de forma mais adequada as necessidades do público-alvo,
seria o híbrido, pois este garantiria as melhores propriedades do modelo à distância e presencial.
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