Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DA PERFORMANCE DOS ATIVOS ATRELADOS AOS ÍNDICES ESG NAS ESFERAS NACIONAL E GLOBAL
Autor(es): LETICIA CHAGAS PIRES
MARIANA ABREU BORGES DA CUNHA
Colaborador(es): ANDRE BARREIRA DA SILVA ROCHA - Orientador
Catalogação: 17/JAN/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57088@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57088
Resumo:
O presente estudo busca analisar se há alguma vantagem para investidores que optem por investir em ativos ESG, tanto em uma esfera global quanto no Brasil. Para responder a esta pergunta o trabalho foi dividido em três partes. Na primeira, foram obtidos os preços de fechamento do MSCI World ESG Index e MSCI World Index, índices fornecidos e geridos pela Morgan Stanley, que buscam medir o desempenho do mercado global ESG e do mercado global, respectivamente. Nesta etapa foi analisado o desempenho de ativos globais ESG contra o desempenho do mercado de ações global. Na segunda análise, foi realizada uma comparação entre a performance do mercado ESG no Brasil e no mundo. Para isso foram levantados os preços de fechamento de três ETFs, usados como benchmark do mercado ESG no Brasil: GOVE11, ISUS11 e ECOO11, além do MSCI World ESG Index usado como benchmark do mercado global de ESG. E na última análise, buscou-se investigar se ativos brasileiros ESG, representados pelos três ETFs citados acima, possuem uma performance inferior ao mercado de ações local, já que em artigos passados já se testou e provou que esses ETFs não possuem performance superior ao mercado de ações no Brasil. Nesta etapa também foram levantados os preços de fechamento do PIBB11, usado como benchmark para o mercado de ações no Brasil. A partir dos dados coletados, foram realizados 28 testes de diferença das médias de duas populações com distribuições e variâncias desconhecidas e amostras independentes e suficientemente grandes. Os resultados obtidos indicam que não existe vantagens em investir no mercado global ESG, quando comparado ao mercado global, mas que também não existem desvantagens em investir no mercado ESG no Brasil, quando comparado ao mercado de ações brasileiro. Além disso, os resultados apontaram que é mais vantajoso investir no mercado ESG global, em detrimento do mercado brasileiro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF